Dicas para manter sua academia, box ou estúdio lucrando o ano todo

Dicas para manter sua academia, box ou estúdio lucrando o ano todo

Se você é gestor de uma academia, box ou estúdio então deve querer ver sua empresa lucrando o ano todo. No entanto, se já está nessa profissão há um ano ou mais, então já deve ter percebido que não é tão fácil.

Na verdade, a situação mais comum, que você já deve ter enfrentado, é que no primeiro trimestre tudo pareça ir às mil maravilhas. O número de alunos explode e o faturamento fica em alta. Até que vem abril.

Os números começam a despencar, os alunos somem sem renovar matrículas, o faturamento cai drasticamente. E todo o planejamento otimista que você construiu naqueles primeiros meses, se torna inviável. Um balde de água fria direto na auto estima e no otimismo.

Você tenta escapar desse destino, traça estratégias, desenvolve ações, mas nada parece realmente funcionar. Os resultados anteriores nunca voltam a acontecer e, às vezes, a situação ainda consegue piorar. E você começa a perder o ânimo com sua empresa e com o trabalho.

Já passou por isso? Então saiba que essa é uma realidade comum ao setor. Em climas mais quentes e épocas pré e pós festas, as pessoas se sentem mais motivadas a praticar atividades físicas, seja porque estão em busca do corpo perfeito para exibir na praia ou porque se sentem culpadas por exagerar na ceia de Natal. E conforme vai esfriando e as demandas do ano tomam energia, o esforço para manter uma rotina de exercícios vai perdendo espaço na vida dos clientes.

Preguiça, distância, valor da mensalidade e tempo são algumas das barreiras que o público coloca entre si e a vida fitness. E essas barreiras podem limitar os resultados que gestores e as empresas do mercado fitness podem alcançar.

Quer saber como evitar que sua academia, box ou estúdio siga a fórmula “cinco meses de felicidade, três na sobrevivência e quatro de desespero”? Então foque nas dicas abaixo.

Entenda o que impede sua academia, box ou estúdio de lucrar o ano todo

Antes de pensar em como evitar que as periodicidades te afetem, é importante que você crie estratégias para caso elas te afetem. Se sua mãe já disse que prevenir é melhor do que remediar, então é hora de se lembrar desse conselho.

Se você leu o blog “Gestão financeira para academias: o que é, para que serve e como fazer” então sabe que uma das singularidades do mercado fitness, quando se trata de finanças, é criar um planejamento financeiro que engloba vários cenários e possibilidades.

Agora, para pensar no como é necessário primeiro pensar no porquê. As mudanças comuns do ano são uma força contra a qual se pode lutar, mas certas especificidades de público e região representam um desafio além. Portanto, entender seu público e sua região é fundamental para manter sua academia, box ou estúdio lucrando o ano todo.

Por exemplo, se sua uma academia, box ou estúdio em uma cidade universitária ou, mais especificamente, no centro universitário de uma cidade, então pode esperar que no período de férias o seu público vai cair.

Agora, se você tem uma especialidade forte, maiores as chances de você garantir um público cativo. Uma pessoa que vai para academia pensando no físico para o verão, tem muito menos chances de ficar do que alguém que entra por hipertrofia, focado a longo prazo em desenvolver musculatura.

O que fazer para sua academia, box ou estúdio lucrar o ano todo

Mas a forma como as forças exteriores te impactam é tão relevante para manter sua academia, box ou estúdio lucrando o ano todo, quanto o que ocorre dentro da sua empresa. É sempre possível que algo não funcione bem e, no processo, esteja espantando os clientes. 

Um serviço de recepção ruim, instrutores desatentos ou/e mal educados, falta de higiene, segurança e infraestrutura, clientes que monopolizam equipamentos enquanto mexem no celular ou conversam… todos esses cenários têm algo em comum: geram insatisfação. O que espanta as pessoas tanto quanto o frio: ninguém quer pagar para frequentar um lugar em que não se sente bem recebido ou por um serviço incompleto e falho.

Então, a segunda dica oficial é: garanta sempre um ambiente receptivo e agradável. Isso vai ajudar a reter e fidelizar clientes. Ou seja, vão ficar por mais tempo e, se saírem, é possível que voltem em algum momento, já que não têm problemas ou experiências negativas com sua academia.

Outro ponto importante é trabalhar vários tipos de planos e fugir o máximo possível da mensalidade. O senso comum de que ninguém gosta de pagar por algo que não está usando funciona em várias direções. Quando um cliente compra um plano semestral, por exemplo, ele vai se sentir compelido a fazer uso daquele investimento. 

Orientar sua equipe comercial a usar o ímpeto do começo do ano como estratégia a longo prazo pode fazer toda a diferença no meio do ano. Por exemplo, a pessoa que chega na sua academia determinada a alcançar o corpo dos sonhos ou ter uma vida mais saudável, vai estar muito mais suscetível a adquirir um plano de quatro, seis, doze ou até mesmo dezoito meses. O foco dela pode ser passageiro, mas naquele momento ela ainda não sabe disso.

E ajuda o fato de que os valores de planos a longo prazo podem ser chamativos, principalmente quando comparados ao custo total da mensalidade no mesmo período. 

E não se esqueça de sempre trabalhar a relação entre os clientes, a academia e a gestão. Comunicação é essencial quando o assunto é ter certeza de que o cliente está feliz com sua empresa. Além disso, pode ser interessante pensar em estratégias que gerem emoções positivas em seus clientes, sempre relacionando-as com sua marca, é claro. 

Confraternizações, eventos, aulas em grupo, treinos em ambientes diversos e gincanas são algumas possibilidades, mas a sua criatividade é o limite. Esses momentos criam engajamento, além de uma associação positiva natural entre sua academia e emoções como felicidade, diversão e prazer.

Para a próxima dica, você já ouviu aquele ditado “se não pode vencê-lo, junte-se a ele”? Ele cabe bem aqui: se não consegue impedir os períodos de baixa, então use-os a seu favor. Não ter muita movimentação de clientes no espaço da sua academia abre possibilidades para reformas, reestruturação e melhorias, além, é claro, da manutenção preventiva de equipamentos – o que pode te livrar de muitas dores de cabeça no futuro. 

Além disso, a diminuição da carga de trabalho vai possibilitar mais tempo para que sua equipe passe por treinamentos e desenvolva habilidades. E o mesmo para você, gestor, que pode utilizar das horas extras para pensar novos métodos de atrair, reter e fidelizar clientes.

No entanto, para fazer isso é importante voltar ao início: planejamento é a alma do negócio. Se nos meses que fecham no verde você se organizar, então investir nos que fecham no vermelho se torna uma possibilidade.

Conclusão

Enfrentar os diferentes períodos do ano exige principalmente determinação, garra e criatividade. A triste verdade é que pode sim ficar muito difícil, mas tudo depende de como você encara e, principalmente, de como você enfrenta a pressão. A única forma de se ter certeza do resultado no final do ano é se você desistir. 

A gestão de empresas do mercado fitness não é fácil. Na verdade, uma boa comparação é uma montanha russa: cheia de altos e baixos, loops e momentos em que tudo que você quer fazer é gritar. No entanto, algumas rotinas podem tornar o processo e seu trabalho muito mais fácil e manter academia, box ou estúdio lucrando o ano todo.

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