Como atrair clientes para a sua academia com campanhas de marketing institucionais e comerciais.

Como atrair clientes para a sua academia com campanhas de marketing institucionais e comerciais.

Se você acompanha nossos blogs então, com certeza, já leu a edição sobre esteiras de produtos. Se for o caso, então não vai ficar confuso com a seguinte afirmação: as suas redes sociais representam uma das portas de entrada entre o público e sua academia, através dela é possível atrair clientes para sua empresa e manter uma comunicação estável. 

No entanto, de nada adianta se você não souber como usá-las. E não no sentido de navegar por ela ou ter noção de como se usa as ferramentas de publicação ou mesmo de tráfego pago (esse foi o tema do de um episódio do nosso GAP CAST). Dessa vez, o foco está no conteúdo, mais especificamente em como usar campanhas institucionais e comerciais da forma mais eficaz.

Não se preocupe se os termos te deixam confuso. No andamento deste artigo, vai ficar claro o que eles significam, para que servem e como você pode utilizá-los para atrair clientes com campanhas de marketing.

O que são campanhas institucionais e comerciais e como você pode usá-las para atrair clientes para a sua academia?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber: existem outros tipos de campanhas de marketing, mas elas fogem ao propósito desse artigo: oferecer uma base sólida sobre a qual estruturar suas redes sociais e a forma como atrai clientes para sua academia, box ou estúdio. 

Então, ao que interessa. Campanhas, tanto institucionais quanto comerciais são estratégias de marketing. Ou seja, são ferramentas que atraem o público para sua empresa e apoiam – direta ou indiretamente – a conversão em vendas. O básico do funcionamento delas é o mesmo, no entanto a forma como elas funcionam, seus objetivos, são um pouco diferentes.

No que se refere a campanhas institucionais, o básico é saber que o propósito delas não é vender, mas passar para o público uma imagem positiva, marcante e atraente da sua empresa, marca, produto ou serviço. Precisa de um exemplo? Sem problemas, a internet, a televisão e sua própria memória estão cheios delas. Qual a primeira coisa que vem à sua mente quando lê “família de ursos polares no Natal”? Não é derretimento das geleiras, aquecimento global ou mesmo Papai Noel, é? 

Isso porque, ao longo de alguns anos, a Coca Cola criou uma imagem institucional forte em cima desse tema. E soube fazer bom uso dela. Tanto que no fim de ano, quando esses comerciais começam a passar na TV, com dois segundos de música e paisagens nevadas, você já sabe o que vai vir.

Essa campanha não tenta te vender nada, não fala onde você encontra o produto ou faz referência a preço ou promoção. Ela apenas cria em sua mente uma associação entre ter um Natal feliz, ser feliz, e a Coca Cola. O que é muito mais eficiente, afinal te faz querer consumir aquele produto e ainda cria uma memória afetiva forte.

Já uma campanha comercial ou promocional (o nome varia) são aquelas que tem como objetivo vender ativamente um produto ou serviço. Geralmente trazem preços, descontos e referências a promoções especiais e são menos focados em quem está vendendo. As propagandas de Black Friday que pipocam em novembro são um ótimo exemplo.

E talvez você esteja se perguntando: mas como isso funciona para o universo fitness? E esse é o ponto que realmente interessa a esse blog: como atrair clientes para sua academia com campanhas de marketing comerciais e institucionais.

A base não vai mudar: as institucionais tornam sua empresa atrativa e dão a ela uma imagem positiva, enquanto as comerciais divulgam promoções ou condições de pagamento especiais, ou mesmo o preço comum, se ele for atrativo no mercado. 

De toda forma, o resultado é o mesmo: o público vai ser impactado por elas – de uma forma ou de outra – e vai se interessar pelo que está oferecendo. 

Como criar campanhas que atraem clientes para sua academia

Se chegou até aqui então já sabe ao menos o que são e para que servem as campanhas institucionais e comerciais. É o mínimo de informação necessária para começar a formular suas próprias estratégias, mas não é o suficiente. Você também precisa entender que o conteúdo certo, seja qual for seu objetivo, é extremamente importante na eficácia da sua campanha. 

O primeiro passo é conhecer seu público, sua empresa e o que está oferecendo

O que você quer passar através daquela mensagem? Quer ficar conhecido pela tecnologia? Pela confiança? Pelos resultados que teve? Pela segurança que seus clientes sentem na sua marca? Pela diversão? Pelo ambiente? 

E qual a relevância disso? Muito simples: isso vai direcionar a busca pelas imagens certas e a produção dos textos associados. A partir disso você consegue estabelecer se quer fotos ou vídeos, se vai ter de pedir autorização para uso de imagem aos seus clientes, se vai precisar contratar uma equipe de produção, um fotógrafo, atores e assim por diante  – obviamente, isso também requer a criação de um orçamento, mas não é o foco agora. 

Por exemplo: quer divulgar uma promoção especial para uma nova turma de musculação? Então não use fotos aleatórias ou metáforas incompatíveis que remetam a qualquer coisa que não ao que está sendo oferecido. As imagens vão conter elementos que lembrem a exercício, como o seu próprio ambiente ou alguém fazendo um exercício comum. E quanto ao texto, ele tem que abordar os benefícios da atividade física ou o diferencial pelo qual o público deveria escolher a sua turma.

Seja específico e crítico. Você é dono ou gestor de uma academia, box ou estúdio? Quer atingir um público específico? De uma certa idade? Por um determinado motivo? Em uma única cidade? Então que tudo isso fique claro em todas as campanhas de marketing da sua empresa. 

O passo seguinte é usar as atualidades a seu favor

Assuntos que estão na boca do povo repercutem muito, e você pode surfar nessa onda. A fórmula é bem simples: faça referências ao que está acontecendo, use a hashtag certa e alcance quem está falando daquilo. Você pode usar datas comemorativas, referências da cultura pop que estiverem bombando e assim por diante. 

No entanto, tem que fazer sentido com o que está sendo oferecido: se não é dono de um cinema, não divulgue “Guardiões da Galáxia Volume 3” sem um contexto que inclua sua empresa de alguma forma. 

No caso de uma academia, é possível relacionar os instrutores com a equipe de super heróis, mas em vez de eles protegerem a galáxia, protegem seus clientes de acidentes ou lesões. Se sua imagem for mais descontraída, pode até brincar e dizer que eles estão ali para proteger os clientes de virarem parte dos memes de pessoas pagando mico enquanto se exercitam. 

Faça bom proveito de todos os feriados que levam as pessoas para as redes sociais. Lance receitas fitness na época das festas, para que as pessoas sintam gratidão a sua marca. E depois aproveite a chance de oferecer uma promoção para aqueles que aproveitaram demais a ceia de Natal.

E finalmente: o institucional e o comercial podem se complementar ou tomar caminhos completamente distintos.  

Algumas ocasiões permitem trabalhar melhor a imagem ou uma promoção, algumas permitem um uso combinado e para outras é necessário fazer uma escolha.

No caso de criar uma campanha baseada em um filme popular, é preciso dosar bem. Assim não vai saturar e nem passar a imagem errada: você quer atrair clientes para sua academia, não fazer propaganda gratuita para um estúdio cinematográfico.  

Nesses casos, pense bem sobre o melhor uso que você pode dar para essa ação. Se vai ter melhores resultados a longo prazo com algo institucional ou se o conteúdo tem potencial para conseguir vendas por si próprio. 

Já no caso de um tema, por exemplo, do próprio mundo fitness, é interessante um uso complementar entre elas. É só olhar para o dia 06 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física, é totalmente plausível trabalhar a imagem da academia com base na data – entre outros métodos, reforçando o compromisso do estabelecimento em ser um lugar onde as pessoas sintam segurança e prazer ao praticar exercício.

E em cima disso é possível trabalhar uma promoção que use da imagem criada para reforçar os pontos positivos, o benefício e a importância de se ter uma vida ativa. Como já diz o ditado, dois coelhos, uma só cajadada.

Conclusão

O momento atual não é o melhor para nenhuma academia quando o assunto é conseguir novos clientes. A solução é investir em meios para atrair um público desinteressado – seja a curto ou longo prazo, já preparando o público para saber quem procurar quando a busca pelo corpo dos sonhos recomeçar. E não há fuga, uma dessas formas são as famosas campanhas de marketing.  

Sejam institucionais ou comerciais, trazendo o resultado agora ou em alguns meses, elas, no mínimo, vão cumprir o papel de colocar sua academia, box ou estúdio no mapa. Se forem bem feitas, então você pode esperar muito mais do que isso.

Atrair clientes para sua academia é um processo e requer uma base sólida e, por isso, um investimento é necessário, seja contratado uma equipe, uma empresa ou procurando se capacitar na área. 

Quer aprender a ter resultados de verdade com sua academia, box ou estudio? Conheça o GAP One DAY, o melhor eventos em gestão fitness do Brasil.

Deixe seu comentário:

Siga-nos nas redes sociais!

Por lá, temos outros conteúdos transmitidos gratuitamente. Para acessar, siga a GAP Group em sua rede social preferida.

Últimos posts

Nosso Facebook

Nosso último GAPCAST