Métricas para academias: conheça os principais indicadores

Quando falamos em administrar um empreendimento de sucesso, é necessário não apenas adotar estratégias eficazes, mas também uma análise de métricas para academias bem aprofundadas.

Afinal, através das métricas certas em conjunto com os KPIs (indicadores-chave de performance), os gestores de academias podem obter insights valiosos sobre o desempenho do negócio, tomar decisões precisas e adaptar suas estratégias.

Neste artigo, vamos explorar as métricas essenciais que as academias devem acompanhar para avaliar seu sucesso e direcionar seu crescimento. Confira!

Taxa de retenção de membros

A taxa de retenção de membros é um indicador crucial da satisfação do cliente e da qualidade dos serviços oferecidos. 

Portanto, acompanhar o número de membros que renovam suas assinaturas mês após mês pode fornecer uma visão clara sobre a eficácia das práticas de engajamento e atendimento ao cliente.

Retorno sobre investimento (ROI)

Ao analisar o retorno sobre o investimento de diferentes campanhas de marketing, você pode identificar quais estratégias estão gerando o maior impacto e, assim, direcionar seus recursos de maneira mais eficiente.

Custo de aquisição por clientes (CAC)

Essa métrica representa o custo que a academia tem para conseguir captar cada aluno. Ou seja, quanto maior for o CAC, menores serão os lucros do negócio. 

Para identificá-lo, é preciso considerar os investimentos feitos diretamente para atrair os alunos – geralmente estão relacionados às estratégias de marketing e vendas.

Retenção e renovação

Além de atrair novos clientes, também é importante investir na retenção de alunos e renovação dos contratos. Dessa forma, é possível medir o nível de satisfação e saúde da sua academia, já que conseguimos descobrir quantos membros continuam frequentando os treinos e qual é o nível de desistência dos alunos.

Taxa de Leads

Muito comum no marketing digital, o termo lead refere-se a um potencial consumidor do seu serviço. Repare que não estamos falando de pessoas que fecharam um plano, mas, sim, daquelas que assinaram a sua newsletter, participaram de alguma palestra, fizeram algum tipo de cadastrado na sua plataforma ou demonstraram qualquer tipo de interesse no seu negócio. 

É muito comum criar uma jornada do lead, desenvolvendo estratégias de conteúdo ou serviços que são oferecidos com o objetivo de transformar esse lead em um cliente.

Taxa de conversão

A taxa de conversão, por sua vez, é a métrica para academia que permite mensurar a quantidade de leads que se tornaram alunos. Com ela, você consegue acompanhar o desempenho da sua equipe de vendas, além de saber se suas estratégias estão funcionando ou se precisam ser reformuladas.

Taxa de churn rate

Churn rate é a métrica para academias que permite medir o número de cancelamentos de contratos. Ela é essencial para compreender os principais motivos que levam o aluno a cancelar e, com base nessas informações, criar estratégias de retenção eficazes.

Conclusão

As métricas para academias desempenham um papel vital na gestão e no crescimento bem-sucedido do negócio. Isso porque ao acompanhar de perto indicadores como taxa de retenção, retorno sobre investimento e taxa de conversão, os gestores de academias podem tomar decisões assertivas e implementar estratégias que levem a um aumento da satisfação do cliente e ao sucesso duradouro. 

Portanto, investir tempo e esforço na análise e interpretação de métricas é uma etapa essencial para qualquer academia que busca prosperar no cenário competitivo do fitness.

Na GAP Group, nós oferecemos uma consultoria completa, orquestrada por profissionais especializados em marketing, vendas, finanças e gestão. Quer saber como levar sua academia para outro patamar? Entre em contato conosco!

Deixe seu comentário:

Siga-nos nas redes sociais!

Por lá, temos outros conteúdos transmitidos gratuitamente. Para acessar, siga a GAP Group em sua rede social preferida.

Últimos posts

Nosso Facebook

Nosso último GAPCAST