6 Passos para criar Campanhas de tráfego pago para sua academia, box ou estúdio e atrair novos alunos

Para quem já criou campanhas de tráfego sabe o quanto pode ser difícil realmente ter efetividade com elas. Isso é mais comum do que você imagina, o que tem de academia, hoje, perdendo dinheiro com tráfego pago de maneira errada, não é brincadeira.

Por esse motivo, decidi criar esse blog com um passo a passo para você estruturar uma boa campanha. Lembrando, qualquer tutorial hoje no youtube te ensina a usar as plataformas de tráfego pago mas, nenhuma vai resolver o seus problemas específicos.

O texto abaixo vai te dar apoio e te ajudar a estruturar e criar uma boa estratégia. Até porque apertar botões todo papagaio aprende, mas uma boa estratégia de acordo com a sua realidade, é o que realmente vai te trazer resultados.

1. Defina seu objetivo

Como definir bem esse objetivo? Bom, você pode começar respondendo essas perguntas básicas

  1. Qual problema a publicidade deve resolver?

    Exemplo: Número de visitas abaixo do normal, não tenho reconhecimento na minha região, divulgar uma campanha e etc… Aqui você deve ter em mente o que a publicidade pode resolver/ajudar.

    Vamos supor que você busque mais visitas, de um público de mulheres de 26 a 32 anos que busca emagrecer e ter uma vida mais saudável. O tráfego pago não vai resolver sozinho, é preciso também criar uma ação de PDV (Ponto de Venda) e que seja atrativo para esse público, preparar seus consultores de venda, com o script bem elaborado para esse público aumentando assim a efetividade da ação.

    O tráfego pago aqui, entra apenas para divulgar e dar apoio na persuasão. Se você tentar persuadir, vender e atrair o público apenas com um post ou vídeo com o trafego, muito provavelmente você vai fracassar e não vai ter o resultado esperado.
  2. Defina o público-alvo

    DemográficoGênero; Idade; Renda; Nível de educação; Estado civil.Geográfico: onde vivem seus potenciais clientes? Moram próximos da sua empresa ou moram longe?

    Consumidor final ou empresas – Seu produto é destinado ao consumidor final ou a pessoas jurídicas?

    GeraçãoEsse item pode ser muito importante para alguns negócios. Portanto, defina se seu consumidor é Baby Boomer, Geração X, Millenial ou Geração Z;Características psicológicas: especifique se há algum comportamento relevante presente em quem compra de você;

    Ciclo de vidaSeu público-alvo é recém-casado, está esperando um bebê, já são pais com filhos adultos ou não possuem filhos?

    Pontos de interesse – O que gostam e repudiam dentro das redes, o que gostam ou não de consumir, isso com toda certeza vai ditar muito o ritmo da sua campanha.

    Dica de ouro – Faça pesquisa com os seus próprios alunos com as questões assim, o público que você quer conquistar muito provavelmente é semelhante ao seu público já conquistado, conhecer o seu público é essencial, então faça pesquisas regularmente.
  3. Saiba quanto você pode gastar

    Para ter um objetivo bem alinhado com suas espectativas, o lado financeiro e indispensável. Você deve entender o quanto pode e o quanto precisa gastar. Essa parte é tão importante, que decidira boa parte dos indicadores que a sua campanha terá.

2. Organize a casa

Se o tráfego pago tem um intuito de atrair novas pessoas, nada melhor para conquistar elas do que deixar a sua “casa” preparada para receber as novas visitas!

Seu site, redes sociais, colaboradores e PDV devem estar alinhados com a sua ação, ela deve ser facil de ser encontrada, facil de ser identificada e todos da sua equipe devem entender muito bem o seu papel dentro da ação. O tráfego pago precisa ser direcionado para algum lugar.

Não adianta o Lead chegar até o seu whatsapp ou PDV e o ambiente não estar preparado paar converte-lo em cliente

Então deixe tudo em ordem, organize a casa, prepare os links, deixe tudo alinhado entre colaboradores é importantíssimo para o sucesso do seu tráfego pago.

3. Faça pesquisa de mercado

Listei algumas ferramentas para você fazer suas pesquisas de mercadod e forma efetiva

Você pode usar de forma gratuita a biblioteca de anúncios do Facebook para analisar anúncios, descobrir os que os concorrentes e até as grandes marcas estão fazendo para anunciar, desde copys até artes e vídeos. Ferramenta importante e de grande valia para utilizar durante a sua pesquisa de mercado.

Outra ferramenta indispensável é o google trends, aqui você pesquisa por palavras-chaves e entende perfeitamente os assuntos mais comentados dentro do google. você consegue entender perfeitamente sobre o que a sua região mais pesquisa. Uma ferramenta poderosa quando bem utilizada.

As redes sociais dos concorrentes. Aqui é questão de análise, em vez de olhar as redes sociais apenas como divertimento ou passatempo, vale a pena olhar de forma critica e analitica, o que os anunciantes estão fazendo, o que está em alta no momento, o que é mais interessante para o meu público e por aí vai.

As redes sociais podem ser utilizadas de forma inteligente para desenvolver uma boa campanha, talvez outras academias estejam com o mesmo problema e encontraram uma boa solução através dos anúncios e ações das redes sociais de seus concorrentes.

4. Defina seus indicadores

1. Número de Leads gerados

Trata-se da quantidade de pessoas que se aproximaram da sua academia, box ou estúdio e que têm potencial de se transformarem em clientes. Para que um visitante da sua LP (landing page)/site/whatsapp se transforme em um lead é importante que você consiga captar o seu contato, para usar em estratégias futuras. Número de telefone e e-mail são os principais.

É importante ter o número total de leads gerados, mas também dividi-los pelas estratégias que você está utilizando para conseguir tais leads. Quais campanhas geraram mais resultados, qual ação trouxe mais leads, que criativo ou vídeo mais gerou leads? Só assim você poderá compará-las e saber quais estão dando mais resultados.  

Esse indicador deve considerar a razão entre a quantidade de visitantes do seu site, LP (landing page) e a quantidade de leads gerados. E, você ainda pode dividir os leads gerados a partir de diferentes estratégias, tais como:  

  • porcentagem de novas assinaturas da newsletter  
  • percentual de pessoas que baixaram algum conteúdo oferecido, como e-books  
  • porcentagem de pessoas que se inscreveram em algum evento, como um webinar, por exemplo   
2. Número de Leads qualificados

Uma estratégia baseada na geração de leads existe para qualificá-los, ou seja, nutri-los com informações do seu interesse para que eles se tornem clientes.  

Então, além de olhar para a quantidade de leads conquistados, é importante saber qual o percentual dos leads qualificados, isto é, aqueles leads que chegaram a solicitar um orçamento da sua empresa.  

3. taxa de conversão

E finalmente, a taxa de conversão, um dos indicadores de venda mais importante. Trata-se da relação entre a quantidade de oportunidades de negócios geradas (os leads qualificados) e aquelas que se efetivaram em vendas.

4. Custo de aquisição do cliente

O custo de aquisição é valor total que foi investido para converter um cliente potencial em cliente real, ou seja, quanto custou adquirir esse cliente. Esses são os mais importantes a serem analisados.

5. Tenha bons criativos Criativos (vídeos e imagens)

Quer criar bons anúncios? Essas dicas aqui vão te salvar!

1. Prenda a atenção nos primeiros três segundos

Ao criar a arte do trafego pago para academia, você pode usar imagens, carrosséis, histórias ou vídeos. Este último é frequentemente preferido pelos anunciantes, devido à quantidade de informação que pode ser transmitida aos usuários. Isso porque, a julgar pelos índices de audiência, é como se fosse equivalente a um comercial, que passa na televisão.

2. Invista em storytelling

Já que estamos falando de publicidade criativa, aproveite para investir em storytelling. Ou seja, adicione uma narrativa de valor, reflexão, motivação ou intensidade ao seu marketing. Uma história que não apenas negocia as necessidades de uso do usuário, mas permite que ele se sinta representado.

3. Evite adicionar muito texto

Se o objetivo é entender como criar arte publicitária, não há dúvidas. A maioria dos profissionais de marketing entende que você não deve pesar a mão no texto dentro do material promocional. Não importa se é vídeo, foto ou carrossel.

4. Tenha um CTA claro e forte

Chegamos ao quarto ponto importante ao criar a arte. Ou seja, ter uma call to action (CTA) direta que transmita urgência. Isso inclui o uso de botões, setas, palavras fortes, imagens e frases curtas.

5. Use imagens de boa qualidade

Além do mencionado acima, não se esqueça de usar imagens de boa qualidade em seus anúncios. Isso ocorre porque imagens e vídeos de baixa resolução não parecem bons. Algo que dificulta a comunicação com a publicidade e muitas vezes desencoraja as pessoas a conferir a sua oferta.

6. Mostre o produto/serviço ao fazer criativos

Quer ter sucesso no trafego pago para academias, mostre e reforce o que é a sua marca, principalmente se você optar por vídeos — eles podem ter durações diferentes. O ideal fica por volta de 30s à 60s.

Portanto, lembre-se que não há necessidade de criar um anúncio com excelente qualidade audiovisual, ela precisar ser minímamente boa, com um bom call to action, com direcionado ao público-alvo e que mostre seu produto ou serviço em ação, de forma clara e objetiva.

Se sua leitura chegou até aqui, com toda certeza você ja tem uma boa ideia de anúncio e tem, bem estruturado, o objetivo da campanha. Mantendo todos os cuidados acima, sua ação de trafego pago terá muito sucesso.

6. Análise e reformule as campanhas regularmente

Agora chegou a rotina do dia a dia de campanha. Aqui você precisa realmente estar de olho nas campanhas e ver sua efetividade, testar públicos e criativos.

Dificilmente acertamos de primeira, o importante é ir aperfeiçoando a sua campanha, pretendo criar um tutorial para analisar e reformular campanhas da melhor forma para que você possa entender bem o que está acontecendo.

Pode ser que você tenha uma agência de tráfego que está cuidando de tudo, mas para saber se realmente há efetividade nos anúncios é importante que você também entenda o que está acontecendo, para cobrar de maneira coerente tudo que está sendo feito pela sua agência.

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