Tráfego pago: o que é, como funciona e como fazer para minha academia, box e estúdio

Se você lida com marketing então já deve ter ouvido as expressões tráfego pago e tráfego orgânico. E se você não é especialista, então pode ter ficado um pouco confuso sobre o que exatamente eles significam. E, na verdade, é muito simples.

De forma resumida, o tráfego orgânico é o conjunto de todos os engajamentos, visualizações e atrações que seu site e redes sociais recebem, sem que você precise colocar dinheiro. Já no tráfego pago você investe em anúncios e é empurrado pelo algoritmos do meio digital para conseguir mais visitas e leads.

Parece muito simples,  mas, e isso serve para os dois conceitos, muito deve ser levado em consideração antes de realmente partir para a ação. Realizar uma boa campanha de marketing digital, independente de paga ou gratuita, envolve muito mais do que fazer um conteúdo e postar de qualquer jeito. 

E quando se trata de investimento monetário, isso fica ainda mais importante. Você, gestor ou empresário do mercado fitness sabe bem quanto vale seu dinheiro, trabalha mais de 16 horas exaustivas por dia por ele, quebra a cabeça para fazê-lo render. Então, quando vai aplicar em algo, não quer gastar por gastar, você quer resultados. 

Sendo assim, e se tratando de marketing, tenha em mente que uma boa campanha precisa de uma boa estratégia. Você pode até fazer de qualquer jeito, ainda vai ter números melhores do que se estivesse apenas no orgânico, mas uma coisa é certa: seu dinheiro não vai estar rendendo tanto quanto poderia ou deveria.

E você deve estar se perguntando: como se planeja uma campanha paga eficiente? Bom, não é fácil e nem pode ser padronizado, mas há alguns passos que, quando seguidos, já garantem que você saiba o que está fazendo. Mas antes de tratar o fazer, é justo explicar o funcionamento.

Como funciona?

Google, facebook, instagram, youtube… você com certeza já navegou por essas redes e viu posts em formatos diferentes, com links e chamadas. Eles insistem em aparecer constantemente e, principalmente com o youtube, podem cortar sua experiência e até incomodar um pouquinho. Mas são eficientes, não são? Parecem estar sempre mostrando aquilo em que você está pensando. 

Os algoritmos fazem isso. Eles usam as informações que você fornece quando, por exemplo, entra na página de um produto, para saber seus interesses. E depois mostram anúncios específicos para te manter focado e, por falta de palavra melhor, tentado. Por isso sempre parece feito para você.

E como isso funcionaria para uma academia, você pode estar se perguntando. Para começar, inverta a ordem e coloque sua empresa no anúncio e seu cliente como receptor. Agora vamos supor que alguém procure sobre academia na internet, pode ter entrado no site de uma smart fit da vida ou pesquisado os benefícios de praticar exercícios físicos. Essa pessoa criou um histórico de busca, avisou a rede que está interessada. Se você tiver um anúncio – bem construído, que fique claro, ele vai terminar encontrando o caminho e vai martelar nas indecisões e nas vontades dela. 

Esse é, de forma bem simplificada, como funciona (e você pode pensar nisso que autorizar os cookies). Tendo isso em mente, a próxima etapa é, finalmente, o  “como se faz”.

Passo a passo para uma campanha paga de sucesso

NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO, o caps look porque isso é muito importante. Nenhuma campanha de tráfego pago será exatamente igual a outra, ponto. Você pode se basear, encontrar referências, gostar de um modelo e querer copiar, com um porém: o que você vai usar é a base. 

Tudo tem que ser adaptado, para seu mercado, sua marca, seu público, suas metas. E isso não se refere apenas ao conteúdo, mas às próprias configurações da campanha. 

Se a informação é nova e parece confusa, então uma breve explicação. Quando você vai turbinar uma publicação ou criar um anúncio no google, por exemplo, precisa preencher vários campos entre os quais: o que você quer conseguir com esse anúncio, qual região o seu serviço atende, o que você oferece, quanto está disposto a gastar, entre outros.

Obviamente, cada um vai preencher esses campos como achar melhor – de preferência para atender um objetivo. E o que é o certo para outros, mesmo que concorrentes diretos, pode não ser o melhor para você. Especialmente em academias, que tem nichos, tamanhos, objetivos e propostas diferentes. 

Dito isso, há algumas etapas pelas quais você deve passar enquanto constrói o planejamento da sua campanha:

Definir o público alvo

Sem saber com quem está falando, é impossível saber os parâmetros que vão nortear a campanha. Um dos pilares do marketing moderno são as pessoas: tudo tem de ser feito pensando na persona a ser atingida. 

Por exemplo, se sua academia, box ou estúdio fica em Copacabana, você não vai querer divulgá-la para pessoas que moram em Salvador/BA, ela pode até se interessar, mas não vai mudar de cidade por isso. 

Mas não vai importar, você definiu a região e a rede social não se importa se a decisão é boa ou não, ela vai seguir seus comandos e usar seu orçamento. No fim das contas, o potencial e o alcance do anúncio diminui, já que uma parte do seu dinheiro foi usado para alcançar pessoas que não são seu público.

Então pense na sua empresa. Onde ela fica localizada? Ela foca em algum público específico ou tem uma especialidade como hipertrofia ou emagrecimento? Isso vai delimitar não só os parâmetros do anúncio, mas também vai ajudar a construir o conteúdo certo.

Limites e metas

NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO, o caps look porque isso é muito importante. Nenhuma campanha de tráfego pago será exatamente igual a outra, ponto. Você pode se basear, encontrar referências, gostar de um modelo e querer copiar, com um porém: o que você vai usar é a base. 

Tudo tem que ser adaptado, para seu mercado, sua marca, seu público, suas metas. E isso não se refere apenas ao conteúdo, mas às próprias configurações da campanha. 

Se a informação é nova e parece confusa, então uma breve explicação. Quando você vai turbinar uma publicação ou criar um anúncio no google, por exemplo, precisa preencher vários campos entre os quais: o que você quer conseguir com esse anúncio, qual região o seu serviço atende, o que você oferece, quanto está disposto a gastar… entre outros.

Obviamente, cada um vai preencher esses campos como achar melhor – de preferência para atender um objetivo. E o que é o certo para outros, mesmo que concorrentes diretos, pode não ser o melhor para você. Especialmente em academias, que tem nichos, tamanhos, objetivos e propostas diferentes. 

Dito isso, há algumas etapas pelas quais você deve passar enquanto constrói o planejamento da sua campanha:

Produza conteúdo de qualidade

Alcançar um grande número de pessoas é importante, mas de nada adianta se você não tiver nada a dizer. Criar imagens, textos e vídeos que representem a empresa e gerem interesse, curiosidade e interação, é essencial para o sucesso de um anúncio pago.

Um anúncio pago pode conter um vídeo institucional, um meme, uma foto, uma arte, um vídeo depoimento, qualquer conteúdo gráfico que você possa imaginar. E cada um deles conversa melhor com uma meta. Memes, por exemplo, caem muito bem com engajamento, mas não vão bem para aumentar o reconhecimento da sua marca. 

E há também o texto. O conteúdo visual é importante, ele vai chamar a atenção, mas é o texto quem vai realmente transmitir a mensagem. Então invista tempo e paciência em criar um texto que se adapte ao seu público e a rede social que você escolher trabalhar. 

E aqui vai outro ponto: você já viu aquele meme antigo em que cada rede social representa uma face de quem a usa? isso também vale para o que você, enquanto empresa, posta. Você não vai publicar um meme no Linkedin, por exemplo. É possível reciclar conteúdo e postá-lo em diversas plataformas, mas é necessário ter consciência e, às vezes, adaptar uma coisinha aqui e outra ali para transmitir a mensagem da melhor forma.

Remarketing

Já falamos um pouco sobre remarketing, mas como informação nunca é demais – e principalmente nesse caso –  vamos aprofundar um pouco mais. Já aconteceu de você estar navegando em um site aleatório e aparecer um anúncio de uma marca ou produto cujo site visitou em outro momento? Isso é uma forma de remarketing.

Sempre que uma empresa faz marketing para uma pessoa que já tinha alcançado anteriormente, ela está fazendo remarketing. Essa técnica foi desenvolvida para persuadir o consumidor através da repetição e para mantê-lo sempre comprando.

Por exemplo, quando um cliente entra em contato para tirar dúvidas sobre a mensalidade ou horário de funcionamento. Você pega o contato e começa a enviar conteúdo, sejam e-mails ou mensagens, para garantir que sua academia continue no radar dela. 

Conhecer esse mecanismo é um diferencial na hora de vender e conseguir leads. Mas atenção: não é feito de qualquer jeito. Como nosso CEO, Lasinho Vinheiro, costuma dizer, as pessoas gostam de comprar, mas não gostam de sentir que estão vendendo para elas. Então tenha cautela na hora de tratar com o cliente em potencial e, essa dica é especial, sempre ofereça solução

Leve em consideração esses passos ao criar uma campanha paga, mas não se esqueça de mensurar os números. De nada adianta colocar dinheiro às cegas e confiar que os resultados serão os melhores possíveis. Você tem que estudar seu processo e sempre avaliar se está dando certo. E para fazer isso, tem algumas métricas que podem te ajudar.

Bônus: CAC; ROI e ROAS

Seja o custo para contratar uma empresa especializada ou um produtor de conteúdo, equipamento de captação e edição, o próprio investimento em tráfego pago ou outras despesas relacionadas, esses valores somados pesam no fim do mês  E para decidir se vale a pena, há alguns cálculos que você pode fazer: 

Custo de aquisição do cliente (CAC): quanto custa adquirir um cliente novo para sua empresa? É essa a resposta que o CAC oferece. Quanto maior o resultado desse cálculo, maior é o custo do seu resultado e menor é a eficiência da sua estratégia.

Assim,  esse cálculo vai mostrar se sua estratégia está compensando e gerando retorno financeiro.  

fórmula: CAC = Custo de vendas + custo com marketing / total de clientes adquiridos em um determinado período


Retorno sobre investimento (ROI): quer saber quanto está ganhando em cada investimento que faz? Então esse é o cálculo que deve estar sempre na sua mente. Ele vai dizer se os resultados foram positivos e se é sensato continuar clicando nesse botão. 

fórmula: ROI = (retorno – investimento)/investimento x 100 – para calcular o ROI é só seguir essa fórmula, substituir as variáveis pelos seus indicadores e ler o resultado, quanto maior ele for melhor.

Retorno sobre o anúncio realizado (ROAS): Em uma explicação resumida, é a análise desse indicador que vai te dizer onde colocar seu dinheiro. 

fórmula: ROAS = lucros+vendas geradas/valor gasto. Através do resultado dessa fórmula, você vai saber se deve continuar investido da mesma forma ou se tem que mudar de estratégia. O resultado vai apontar que para cada 1 real gasto, você recebe X de lucro. Quanto maior o valor X, melhor. No entanto, se estiver igual ou menor do que 0 pode ser hora de repensar seu planejamento de marketing.

Conclusão:

Se você chegou até aqui, então tem uma base forte para começar a desenvolver seu marketing digital. No entanto, e a GAP, enquanto empresa de conhecimento, frisa muito isso, é importante sempre buscar mais informação, conhecimento e capacitação. Então nunca pare de aprender e se mantenha sempre atualizado.


E você pode começar esse processo pelo episódio 13 do GAP CAST: Aumentar a visibilidade? Como iniciar uma campanha de tráfego pago. Nessa edição, o responsável pelo nosso tráfego pago, Leo Castilho, fala um pouco de sua experiência e compartilha uma parte do conhecimento que adquiriu ao longo de seus anos como gestor de tráfego pago.

Quer aprender a ter resultados de verdade com sua academia box ou studio?

Conheça o GAP One DAY!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Como Reduzir a Rotatividade com Onboarding Personalizado

Como Reduzir a Rotatividade com Onboarding Personalizado

A alta rotatividade de membros em academias é um desafio que muitos gestores enfrentam no

Como Resolver o Problema da Alta Rotatividade de Membros em Academias

Como Resolver o Problema da Alta Rotatividade de Membros em Academias

Um dos maiores desafios enfrentados por gestores de academias é a alta rotatividade de membros.

Funcionalidades da Inteligência Artificial para a Gestão de Academias

Funcionalidades da Inteligência Artificial para a Gestão de Academias

A inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, e a gestão de academias não é

Como Usar o YouTube para Aumentar as Visitas na Sua Academia

Como Usar o YouTube para Aumentar as Visitas na Sua Academia

O YouTube é uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade da sua academia e atrair

Ferramentas Tecnológicas para Melhorar a Eficiência Operacional da Sua Academia

Ferramentas Tecnológicas para Melhorar a Eficiência Operacional da Sua Academia

As academias enfrentam o desafio constante de manter eficiência operacional e alta satisfação do cliente.

Diferença entre uma Academia Low-Cost e uma Academia de Bairro

Diferença entre uma Academia Low-Cost e uma Academia de Bairro

Escolher a academia ideal pode ser um desafio, especialmente quando se está em dúvida entre